Destaque WalkingTour em Paraty
R$ 100 por pessoa | Duração: 2 horas
Principais pontos percorridos:
Museus de Arte Sacra e Igrejas de Paraty
Barroco Mineiro
No auge do ciclo do ouro, as cidades de Minas Gerais e Rio de Janeiro despertaram interesse pela cultura europeia. E foi em 1760, por influência francesa, que de fato o Barroco passa por uma grande transformação no Brasil, resultando assim no Barroco Mineiro mais conhecido como Barroco-Rococo. Neste momento, eles se destacaram na pintura, o Mestre Ataíde, em grande parte responsável pelas pinturas de igrejas de mineração e o pai do Mestre Aleijadinho Barroco-rococó, com esculturas em pedra-sabão e madeira.
Igreja de Santa Rita
O Museu de Arte Sacra de Paraty está alojado na Capela de Santa Rita, uma igreja de pedra portuguesa e branco construída em 1722 por mulatos e escravos negros, na época era aceito dois negros e dois índios a participação religiosa. Sua coleção inclui importantes relíquias históricas e religiosas, encontradas e reunidas de várias outras igrejas da cidade. Entre eles estão objetos e utensílios feitos de prata e ouro, imagens de santos, móveis antigos, peças de época, bem como vários artefatos sagrados.
O museu abriga imagens barrocas e de terracota de anjos e santos por significativos artistas sagrados, juntamente com inúmeras outras peças e utensílios que fazem parte da Liturgia Católica: cálices, incensários, coroas, bacias, sinos, jóias e itens meticulosamente trabalhados dos séculos XVII e XVIII.

Capela Nossa Senhora das Dores
Localizado na Rua Fresca, foi construído no ano de 1800 a mando de uma mulher da aristocracia de Paraty. Também é conhecido como "Capelinha". Em 1901, foi quase completamente renovado. A irmandade de Nossa Senhora das Dores foi criada no mesmo ano e só permitia a admissão de mulheres. Todas as Irmandades de Paraty foram extintas na década de 1960.
Os altares desta igreja são dedicados a Nossa Senhora das Dores, Nossa Senhora da Misericórdia, cuja imagem está agora no Museu de Arte Sacra e no Senhor Bom Jesus. De particular destaque são os rendas das varandas internas e o cemitério em estilo columbário que rodeia o pátio interno. A torre desta igreja, como a de Santa Rita, tem na cúpula um marcador de galo da direção dos ventos.

Igreja Nossa Senhora do Rosário
A Igreja de Nossa Senhora do Rosário, construída por escravos no início de 1700, é um local religioso significativo e popular em Paraty. Seus altares de madeira ornamentados, adorno dourados, se destacam contra as paredes caiadas de branco da igreja central. Um lustre notável suspenso no teto arredondado aumenta a singularidade da visita. A igreja serve como uma homenagem aos escravos que dedicaram seus esforços à sua construção e tem grande importância na rica história social, religiosa e cultural de Paraty.

Igreja Matriz Nossa Senhora dos Remédios
A Igreja é um impressionante edifício religioso de estilo colonial com um interior ricamente decorado. O exterior apresenta uma fachada notável com pilares de pedra, varandas elegantes e um frontão proeminente.
Acima da fachada central, você encontrará uma cruz, e a base da igreja é adornada com três portas. O interior apresenta uma bela exibição de rosas de papel brancas, azuis e douradas, juntamente com um lindo piso de azulejos e alcovas pitorescas cheias de peças artísticas.
À medida que você explora mais, você notará janelas com pequenas varandas ao longo das paredes interiores, adornadas com pedaços de pano azul e branco. escravidão passada, que remonta a 1800.

Fatos interessantes sobre Paraty
Traçados de um centro histórico
Semelhante às cidades coloniais portuguesas, seu layout urbano consiste em ruas sinuosas projetadas em um formato semelhante a um canal para suportar inundações e o fluxo de água do mar durante as marés altas. As pequenas casas serviam como porto e posto comercial, sendo habitadas mais por escravos e contrabandistas do que por ricos proprietários de mansões, que viviam nas usinas de açúcar e só visitavam a cidade ocasionalmente.

Passos da Paixão de Cristo
Os 6 Passos da Paixão, localizados no Centro Histórico de Paraty, representam momentos da Paixão de Cristo que levaram à sua crucificação. Eles servem como oratórios durante a Semana Santa, a única época do ano em que estão abertos. Durante outras épocas do ano, os degraus permanecem fechados e muitas vezes passam despercebidos pelos visitantes.
Dois dos seis degraus localizados na Rua do Comércio e na Igreja de Santa Rita são originais.
Os Passos foi reconstruído pelo IBRAM depois de ser demolido em 1929. Durante as procissões da Semana Santa, as portas são abertas e passam pelos Degraus, fazendo paradas para orações.

Fortificações
Em uma colina com vista para Paraty está o Forte Defensor Perpétuo. Este forte foi construído em 1703. O sistema de fortificação de Paraty era composto por mais seis fortificações: da Ponta Grossa, da Ilha das Bexigas, Ilha da Tapera, da Patitiba, da Ilha do Mantimento e da Bateria do Quartel.
Avisos Importantes
- Protetor solar, óculos de sol, chapéu, repelente de insetos, roupas para caminhadas e natação, roupas de chuva e sapatos para caminhadas.
- Ocasionalmente, as frentes frias trazem temperaturas mais frias para a região. Quando uma frente passa por uma área, isso significa uma mudança no clima. Muitas frentes causam eventos climáticos, como chuva e tempestades.